Dicas para enfrentar os sintomas da menopausa

As transformações que ocorrem em decorrência da menopausa causam efeitos que podem ser mais ou menos severos, mas que são, sem dúvidas, bastante incômodos. Com isso, é preciso pensar em formas de como lidar com a menopausa e seus sintomas, garantindo mais qualidade de vida. Se você está em busca dessas respostas confira 4 dicas para amenizar os problemas da menopausa.

A alimentação desempenha um papel muito importante na ocorrência dos sintomas da menopausa, já que pode ser responsável por garantir agravamento ou alívio desses sintomas.

Cuide da alimentação

Assim, o ideal é evitar consumir alimentos muito condimentados por causa dos fogachos e também evitar alimentos muito gordurosos ou muito processados, já que maior é o risco de doenças cardiovasculares nesse momento.

Por outro lado, é altamente recomendável investir em grãos como a soja, em alimentos ricos em ômega 3 e também em laticínios e alimentos ricos em cálcio, evitando a ocorrência da osteoporose.

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas libera um neurotransmissor chamado serotonina. A serotonina é a responsável por garantir uma sensação de prazer e bem estar e por isso praticar atividades físicas é tão importante entre as dicas para amenizar os problemas da menopausa, especialmente entre mulheres que experimentam quadros de depressão e desânimo.

Além disso, a menopausa também tende a enfraquecer os ossos e a atividade física surge como uma alternativa para garantir maior resistência. As doenças cardiovasculares também têm seu risco diminuído com a prática regular de atividades já que a circulação é melhorada.

De maneira geral, é importante escolher atividades mais leves, como caminhar, pedalar, fazer ioga ou até mesmo nadar. Atividades aquáticas, inclusive, são altamente benéficas para combater o calor intenso.

A insônia é um dos sintomas comuns da menopausa e quem deseja saber como lidar com a menopausa de um jeito melhor precisa ter em mente que uma noite mal dormida pode fazer com que todos os sintomas da menopausa se potencializem.

Invista na qualidade do sono
Por isso, invista na qualidade do sono ao criar hábitos saudáveis para dormir e para acordar, além de preparar o ambiente para que fique o mais confortável possível. Também é importante livrar-se de distrações, como aparelhos eletrônicos, garantir a temperatura certa e principalmente não ingerir alimentos que contenham estimulantes antes da hora de dormir.

Converse com um médico

Também é muito importante conversar com um médico sobre todas as transformações que a menopausa causa no corpo. Um profissional capacitado será capaz de identificar quais são os seus maiores desafios e quais são as medidas mais adequadas para garantir que você tenha o máximo de qualidade de vida.

Conversar com um médico também ajuda a mulher a entender um pouco mais sobre as transformações, por que elas ocorrem er quais são as possibilidades de melhoria, além de receber indicações de tratamento de como driblar os sintomas da menopausa.

Para saber como driblar os sintomas da menopausa é preciso investir em uma mudança de hábitos, tornando-se mais saudável e, com isso, absorvendo melhor o impacto de todas as transformações. Ao cuidar da alimentação, da movimentação, do sono e conversar com um médico a garantia é de uma fase muito mais tranquila e saudável.